Exposição "FORMA E CONTEÚDO - Livro de Artista - Arte della Stampa della Tipografia del Libro" in Campo dei Mori a Venezia

Junho 2015

Com apoio cultural do Ateliê Ivani Ranieri e do ateliê Bottega del Tintoretto do artista Roberto Mazzetto, 22 artistas foram convidados a desenvolver um livro de artista respeitando uma dimensão pre estabelecida e uma sugestão de desdobramento. A única regra foi a de respeitar o formato. Por fora todos iguais, mesma capa, mesmas dimensōes, por dentro liberdade total para criar, cada um com sua linguagem artística.

Este formato tão conhecido por todos nós, de um livro, quando utilizados pelas mãos de artistas como suporte experimental para expressão de sua linguagem plástica, surge como um objeto poético, estabelecendo relações impensadas entre imagem e palavra, entre a imagem e o formato ou ainda apresentando as palavras como imagens.

Pudemos ver claramente isto acontecer dentro deste projeto que foi uma verdadeira plataforma para o desenvolvimento artístico, onde semanalmente parte do grupo se reuniu para trocar ideias e apresentação das etapas do trabalho.

Cada participante exibiu nesta mostra uma visão particular de seu universo com linguagem e técnica livremente escolhida. Aquarela, carvão sobre papel, acrílica, colagem, pintura sobre tecido, gravuras calcográficas, fotografias, papel artesanal, além de pensamentos e poemas, se transformam em livros de artista.

 

Com trabalhos diversificados, o grupo apresentou a experiência de ver o conteúdo, além da forma , em obras de universos individuais.

 

 

 

Palavras de Enock Sacramento:


" Livro de artista, também conhecido como livro-objeto, é uma modalidade de arte contemporânea em que o livro deixa de ser um livro comum, com tiragem grande e textos geralmente longos, para se transformar em elemento de artes visuais, a maioria das vezes com edição de apenas um exemplar e realizado não necessariamente com papel.

O artista pode sim criar dentro de padrões pré-determinados. Ele pode, por exemplo, receber um "livro" com miolo sanfonado, de formato padrão para transformá-lo num livro de artista. No caso, o padrão é apenas o suporte. Na fatura de sua obra, ele terá, todavia, ampla liberdade para utilizar este suporte. Poderá desenhar, pintar, colar, rasgar, o que bem entender. O resultado será sempre diferente para cada artista.

Pudemos ver claramente isto acontecer dentro deste projeto que foi uma verdadeira plataforma para o desenvolvimento artístico, onde semanalmente parte do grupo se reuniu para trocar ideias e apresentação das etapas do trabalho.

Cada participante exibe nesta mostra uma visão particular de seu universo com linguagem e técnica livremente escolhida. Aquarela, carvão sobre papel, acrílica, colagem, pintura sobre tecido, gravuras calcográficas, fotografias, papel artesanal, além de pensamentos e poemas, se transformam em livros de artista.

Com mais este projeto especial, o Sciacco Studio encurta a distância entre o universo das imagens e das palavras, provoca os artistas participantes a se desafiarem e saírem de suas zonas de conforto, abrindo uma discussão sobre a forma e o conteúdo da arte.

O grupo convida a todos para a experiência de ver além da forma, olhar o conteúdo."

 

 

 

Artistas participantes:

Ana Magalhães

Beatriz de Carvalho

Bel Miller

Branca de Oliveira

Carla Petrini

Celina Lima Verde

Cris Kartalian

Cris Mason

Fátima Lourenço

Guyer Salles

Ivani Ranieri

Lilian Arbex

Maria dos Anjos Oliveira

Marilu Beer

Mauro Guatelli

Natália Lima

Roberto Mazzetto

Sueli Martini

Thamar Bortoletto

Virgínia Sé

Zilá Troper

Zina Kossoy

© 2019  Ivani Ranieri - Ateliê

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
  • B-Pinterest